No dia 22/12/11 ocorreu o maior afastamento do Sol em relação ao Equador Celeste, sobre o hemisfério Sul, ou seja, o Sol esteve a “pino” ao longo de todas as localidades que possuem latitude igual à do Tropico de Capricórnio. Esta é a definição de Solstício de Verão. Neste dia tivemos a noite mais curta do ano! Agora, lentamente, o Sol se deslocará de volta para o Trópico de Câncer, passando a “pino” sobre o Equador Terrestre no Equinócio de Outono para os moradores do hemisfério Sul, em março, para finalmente chegar ao Trópico de Câncer, quando para os moradores do hemisfério Sul será o Solstício de Inverno, e de Verão para os moradores do hemisfério Norte.
Já no dia 05/01/12 a Terra esteve passando por seu ponto mais próximo ao Sol (Passagem Periélica). Como perceberão, não dá para perceber nada, mas isso porque a órbita da Terra é uma elipse de baixíssima excentricidade. Se fosse muito “achatada” como se vê em alguns livros didáticos teríamos que ver o Sol bem maior nesta ocasião e bem menor seis depois.
Aproveitamos para informar também que haverá uma “brilhante” conjunção dos planetas mais brilhantes ou seja, de VÊNUS E JÚPITER, os quais estão bem próximos entre si (angularmente, claro) no dia 13/3. Não percam. Aliás, já podem ir acompanhando a aproximação deles, todo dia, basta olhar no horizonte oeste após o por do Sol. Avisem seus amigos para não perderem esta oportunidade de observação desta “brilhante” conjunção.
Fonte: e mail recebido da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Nenhum comentário:
Postar um comentário